No final da tarde da terça-feira, 27, a Prefeitura de Paranaguá emitiu nota abordando informações recentes veiculadas em redes sociais envolvendo fatos que têm sido amplamente comentados. Segundo o município, após ter ciência das referidas informações, a Administração Municipal se colocou à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para esclarecer o caso.
“A Prefeitura de Paranaguá informa que tomou conhecimento de informações recentes veiculadas em redes sociais envolvendo fatos que têm sido amplamente comentados. Diante disso, a Administração Municipal esclarece que, ao ter ciência das referidas informações, se colocou à disposição das autoridades competentes para colaborar com o que for necessário ao adequado esclarecimento dos fatos. O Município de Paranaguá reafirma seu compromisso inegociável com a ética, a legalidade, a dignidade das pessoas e a transparência na gestão pública, valores que norteiam permanentemente a atuação da Administração sob a liderança do prefeito Adriano Ramos”, destacou a nota.
Ainda de acordo com o município, foi aberto um processo administrativo para apurar o caso e tudo o que está ao seu entorno. “A Administração Municipal seguirá adotando todas as medidas institucionais cabíveis para garantir um ambiente seguro, ético e respeitoso, preservando o interesse público, a integridade das pessoas envolvidas e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, finaliza a nota.
Posicionamento da Câmara
Na segunda-feira, 26, o presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Araújo, se posicionou também sobre o caso em nota oficial. “A Presidência da Câmara Municipal de Paranaguá informa que tomou conhecimento, no decorrer do final de semana, de denúncia de assédio sexual envolvendo servidores da Administração Municipal, fato que passou a circular nas redes sociais”, completa.
“Diante da gravidade das acusações e da necessidade de tratamento institucional adequado, a Presidência manteve contato com a Procuradoria Especial da Mulher desta Casa de Leis, por intermédio da vereadora Lena da Farmácia, para que o órgão esteja à disposição da servidora, garantindo acolhimento, orientação e os encaminhamentos cabíveis dentro de sua competência”, informa a nota do Legislativo.
Segundo a nota, a Câmara “acompanhará atentamente o desenrolar dos fatos e aguarda a apuração rigorosa pelas instâncias competentes, com absoluto respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, pilares do Estado Democrático de Direito”, afirma. “O Poder Legislativo Municipal reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade institucional, a proteção da dignidade humana e o enfrentamento de qualquer forma de violência ou assédio”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e da Câmara Municipal
Matérias desenvolvidas pelos competentes jornalistas Alex Vizine e Leonardo Quintana.
O texto é uma produção do Jornal Folha do Litoral News de meu amigo Gebran.