Na última quinta-feira, 08, o engenheiro Juliano Elias assumiu a presidência do Partido Renovação Democrática (PRD) em Paranaguá, consolidando seu compromisso com uma atuação política mais ampla e eficaz. Sua ascensão à presidência do PRD é um reflexo da vasta experiência como na política como secretário Municipal de Obras, urbanismo e gestão Fundiária. Ele também foi chefe de planejamento do Porto de Paranaguá. Juliano e filho do grande prefeito José Vicente Elias e por vias do destino o PRD ocupa número 25, número este com o qual seu pai disputou a última eleição a prefeito juntamente com o pastor Nilo. Até hoje todos lembram do refrão do jingle; " E 25, é 25, Vicente e pastor Nilo".
" Já está publicado, estou como presidente do PRD Paranaguá, Partido Renovação Democrática. Vamos organizar o partido para que possamos ter uma chapa bastante competitiva, especificamente para a Câmara Municipal de Paranaguá e nas 7 cidades do Litoral. Temos muito trabalho a fazer. Agradeço a oportunidade e confiança". Destacou Juliano Elias.
Luciana Costa diz que pode ser candidata à prefeitura de Paranaguá: 'Isso não está descartado'
A diretora da UPA de Paranaguá, Luciana Costa, confirmou que seu nome está sendo discutido para concorrer à Prefeitura de Paranaguá nas eleições de Outubro. Ela participou de uma serie de entrevista em podcasts e na TV destando seu trabalho em viabilizar sua candidatura de forma que venha ganhar apoio total do prefeito Marcelo Roque e de seu partido o PSD.
“Esse é um debate que a gente está fazendo internamente. Claro, com as forças políticas. No caso específico, isso não está descartado. Seria uma possibilidade, não nego”, disse Luciana
Renato Emanuel é o primeiro pré-candidato a prefeito a declarar apoio a Paulo Martins ao Senado.
A hipótese de uma nova eleição ainda em 2024 para uma cadeira do Paraná no Senado, em uma eventual cassação de Sergio Moro (União Brasil), já mobiliza políticos e embaralha a disputa pela Prefeitura de Paranaguá, em outubro.
A despeito disso, partidos já se articulam nos bastidores tanto para a virtual eleição ao Senado quanto para a disputa municipal na cidade mãe do Paraná. Alguns nomes flertam com a possibilidade de apoiar exclusivamente o ex-deputado Paulo Martins que é o caso do empresario Renato Emanuel.
O empresário Renato Emanuel (sem partido) é pré-candidato a prefeito de Paranaguá e vem se reunindo com frentes da direita raiz para compor um projeto se desenvolvimento alternativo, e colocou seu nome a disposição para ser avaliado nas urnas nestas eleicoes 2024.
Segundo Renato Emanuel, Paulo Martins (PL), em 2022 ficou em segundo lugar na disputa ao Senado., o ex- deputado contaria com seu apoio em Paranaguá e com apoio dos parnanguaras aliados do então presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), ele fez 29,1% dos votos, contra 33,5% de Moro, e superou personagens mais conhecidos da política paranaense, como Alvaro Dias (Podemos), que ficou em terceiro lugar e não conseguiu a reeleição.
O pré-candidato, Renato Emanuel ainda acrescentou Martins saiu daquela eleição como um nome forte da direita em no Paraná e em Paranaguá e tem se apresentado como o mais preparado para disputa se ocorrer a eleicao suplementar.
Outra novidade que Renato contou a coluna , é que no início deste ano, Paulo Martins foi nomeado assessor especial de Ratinho Junior, de quem é amigo.
A difícil decisão do PT de Paranaguá (Galo ou Sukita).
No PT em Paranaguá, há mais de um nome de pré-candidatos interessados em disputar a corrida ao palacio Sao Jose pela sigla. Sukita é um dos nomes que tem apoio de lideranças como a presidente nacional, Gleisi Hoffmann e já está filiado ao partido. E o partido conta também com a intenção do ex- deputado estadual e atualmente radialista na fm Ilha do Mel, Galo.
Galo também flerta com a vaga para a Prefeitura de Paranaguá, ao lado de políticos da cidade que o desejam ver disputar pelo PT, até julho tudo pode acontecer, inclusive até a sigla desistir da candidatura própria e aprovar uma aliança outra partido se chapa com vertentes de esquerda.
Cotada para ser candidata a vice na chapa de três pré-candidatos a prefeito, a vereadora Isabelle Dias se tornou um nome forte presente em todas rodas de discussão e debate politico em Paranaguá.
Por enquanto Isabelle Dias busca pela reeleição no legislativo do Palácio Carijó.
Porém existe um movimento entre apoiadores e líderes políticos que buscam viabilizar a professora como um dos nomes para vice fortalecendo a chapa de quem está na disputa pela cadeira maior do Palácio São José. Nas próximas colunas traremos mais novidades sobre estas costuras e os apoios que Isa está recebendo a este desafio.