04/12/2017

Paranaguá Previdência realiza ação voltada aos servidores aposentados

Na manhã da última sexta-feira, na Paranaguá Previdência, foi realizada ação voltada a saúde do homem para os servidores municipais aposentados. “Por orientação do prefeito Marcelo Roque, já realizamos outras atividades com os aposentados este ano, como palestras em relação a educação financeira, atividades após a aposentadoria, entre outras em parceria com o Sebrae. Hoje, com o apoio das Secretarias municipais de Saúde e Esporte e 1.ª Regional de Saúde, estamos fazendo este evento voltado a prevenção de doenças que afetam homens na terceira idade”, salienta Adriana Albini, presidente da Paranaguá Previdência.

No local, dicas, troca de informações, dúvidas foram sanadas, além de massagem e outras atividades. “Os aposentados foram convidados um a um para que viessem e participassem dessa ação importante”, acrescenta a presidente.

O médico Paulo Candia, foi o palestrante por meio da 1.ª Regional de Saúde. “Viemos para conversar um pouco sobre prevenção e o mais importante é lembrar que o Novembro Azul acabou, mas esse cuidado continua. Não ficamos apenas os trinta dias voltados a saúde do homem, mas sim o ano inteiro e a prevenção precisa ser mantida”, ressalta. O profissional disse que na campanha de prevenção é levado em consideração todo o risco do paciente. “Os cuidados de prevenção e promoção de saúde para melhorar a qualidade de vida principalmente voltadas às doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, câncer de próstata, risco cardiovascular, entre outras”, cita.

Também foi conversado com os presentes sobre a prevenção de doenças através de uma alimentação equilibrada, mudanças de hábito de vida com realização também de atividades físicas, evitando o sedentarismo. “Vemos que a saúde do idoso também está muito ligada ao vínculo familiar, quando existe a participação em que a esposa acaba levando o marido ao médico, ou mesmo os filhos realizam a função de tomar atenção aos sintomas e mudanças do pai e procuram para ele esse atendimento. Quando o idoso é mais solitário, divorciado, viúvo, não tem uma família apoiando, dificulta muito mais a adesão, a busca por tratamento”, avalia Paulo Candia.

O médico lembrou ainda a importância de estar atento a saúde mental, depressão na terceira idade, os primeiros sinais de alzheimer, entre outras doenças. “Todos vamos envelhecer, mas é importante envelhecer com saúde e qualidade de vida”, enfatiza Paulo Candia.

O aposentado Luiz Carlos Nascimento participou do evento na Paranaguá Previdência e acha importante encontros como esse para orientação. “Vejo como positivo participar de ações como essa porque está sendo tratada da saúde do homem. Os homens realmente cuidam menos da saúde do que a mulher e precisamos pensar que se queremos viver mais, precisamos nos cuidar. Sugiro inclusive, que aqui na Paranaguá Previdência sejam feitas ações com a presença de médicos com atendimento. Para que possamos vir e nos consultar, ver a necessidade de exames, por exemplo”, sugeriu Luiz Carlos.
Parte inferior do formulário

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona apenas em dispositivos móveis

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar