07/08/2017

Prefeito Marcelo reforça redução da tarifa para 66% da população

Paranaguá Saneamento anuncia desconto de 5% na tarifa de água para consumidores que consomem até 10m3




Na tarde desta segunda-feira, dia 7, o presidente da Iguá Saneamento, Otávio Silveira, juntamente com o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, apresentaram à imprensa algumas resoluções já tomadas com a instalação da nova empresa em Paranaguá.

A exigência que o prefeito Marcelo Roque havia feito com relação a um desconto na tarifa foi atendida pela empresa com desconto de 5% para os clientes residenciais que consomem até 10m3 por mês. Esta categoria representa 66% dos consumidores do município. E o desconto poderá ficar em vigor até março de 2018.

A Paranaguá Saneamento que é agora a nova operadora responsável pelos serviços de água e esgoto do município, faz parte da concessionária Iguá Saneamento, também vai ampliar a tarifa social, benefício destinado a famílias de baixa renda. A tarifa que atingia cerca de 600 famílias tem alcance para atender 7 mil.

Durante a apresentação o presidente da empresa destacou as metas e a simulação hidráulica que será feita em todo o sistema de distribuição de água, bem como diagnóstico, permitindo melhorias em pontos localizados e cadastro georreferenciado. “A companhia vai intensificar o controle de perdas com a troca de, aproximadamente, 46 km de redes e mais 5 mil hidrômetros até o final do ano.

O prefeito Marcelo Roque lembrou que foi um processo demorado e, foi totalmente encaminhado ao Ministério Público, para chegar à assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Iguá Saneamento. “Esta gestão vai fiscalizar o trabalho realizado pela empresa responsável pelo abastecimento de água. Hoje a Cagepar- Agência Reguladora- está com uma equipe bem preparada e que conseguimos formar desde o início desta administração”, lembrou o prefeito ao convidar toda a nova equipe da Cagepar para que as demais pessoas conhecessem.

Hoje, a Cagepar conta com profissionais aprovados em concurso público como químico, contador, biólogo, engenheiros, advogado para ajudar no trabalho que é de responsabilidade da subconcessionária. “Temos um compromisso firmado com a cidade, vamos cobrar saneamento e água decente para o povo de Paranaguá”, afirmou o prefeito Roque.

Também foram anunciadas intervenções nos sistemas da Ilha do Mel e Alexandra. Na Ilha do Mel serão promovidas melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Encantadas, com a ampliação da reservação; melhorias na ETA Brasília com a ampliação da sua capacidade em mais 4 litros por segundo e estudo para novos pontos de captação de água.

Em Alexandra está previsto construção de novo reservatório com capacidade para 200 m3, já com pontos de leitura remota de nível e pressão; melhorias na ETA e na captação de água; implantação de adutora de 3,1 km, melhorando a condição de abastecimento e reduzindo as perdas de água na rede.

Também foram anunciadas melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Serão feitos investimentos na ordem de R$ 2,3 milhões em projetos e melhorias em redes de drenagem, apoiando a Prefeitura de Paranaguá na melhoria do escoamento das águas de chuva e evitando, assim, alagamentos em áreas críticas. Desta forma, será possível gerir com mais eficiência os sistemas.

O presidente da Cagepar, Paulo Guedes, juntamente com o diretor Luciano Salmon, acompanharam a coletiva de imprensa e tiraram dúvidas como quanto à coloração da água. “As pessoas podem e devem registrar reclamações na empresa, mas isso não acontecia. Só usavam as redes sociais. Além de reclamar na própria empresa, temos também a Ouvidoria da Cagepar para atender a população de Paranaguá em suas reivindicações”, destacou Luciano Salmon.

Atendimento
Para atendimento aos clientes, a Paranaguá Saneamento vai lançar mais um canal, o whatsapp, para receber solicitações, como reparo de vazamento de água e esgoto. Os demais canais de atendimento continuam os mesmos já utilizados pela operadora anterior: 0800 6058 115, serviços online e loja que fica na rua Vieira dos Santos, 333, no bairro Campo Grande.


Jornalista: Luciane Chiarelli

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona apenas em dispositivos móveis

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar