16/12/2015

Ilha dos Valadares: começam as obras de pavimentação com blocos de concreto

Rua 153, a “rua das Testemunhas de Jeová”, é a primeira a receber os serviços. Na terça-feira (22), as equipes devem terminar a o assentamento dos blocos e colocação de meios-fios. Rua fica intransitável em dias de chuva, causando transtornos aos moradores. Problemas serão resolvidos com as obras iniciadas.



Os moradores da rua projetada nº 153, conhecida popularmente como “rua das Testemunhas de Jeová”, serão os primeiros a contemplar as novas obras de pavimentação que a Prefeitura realiza na Ilha dos Valadares. A via, que fica na Vila Bela, região central da Ilha, é a primeira a receber nova pavimentação com a produção da fábrica de bloquetes, reativada recentemente. O trecho que vai receber as obras tem a extensão de 230 metros, aproximadamente. 

Equipes da Secretaria Municipal da Ilha dos Valadares e da Secretaria de Obras já trabalham na pavimentação com bloquetes desde a manhã desta quarta-feira (16). 

Em dias de chuva, grandes poças de água se acumulam pela rua, que é usada por moradores para, dentre outras atividades, ir à colégio estadual Cidália Rebelo Gomes e ao CMEI Arcelina de Pina. O problema deve ser resolvido após o término das obras. 

De acordo com Maurício Assunção, secretário da Ilha dos Valadares, para que se faça a pavimentação, serão feitos outros serviços. A primeira etapa é feita com a máquina que faz a retirada e nivelamento da rua; depois, vem a etapa de patrolamento com bica corrida e, somente por último, o assentamento dos blocos de concreto produzidos na fábrica. 

Os serviços na rua 153 devem durar até a terça-feira (22). 

De acordo com Assunção, atualmente há estoque de cerca de 25 mil bloquetes de concreto na fábrica, o que garantirá a continuidade das obras na Ilha dos Valadares. 

“Agradeço ao prefeito Edison Kersten por ter dado o respaldo que precisamos para começar essa obra. A escolha da rua 153 ser a primeira a receber os serviços foi uma determinação dele, que esteve na Ilha verificando as condições da Ilha”, disse Assunção. “Também agradeço ao secretário de Obras, Juliano Elias, que está dando o material e máquinas para nos ajudar no serviço”, finalizou. 

Moradores mais antigos comemoram o início das obras. Arlete do Espírito Santos Cunha. “Durante 20 anos reivindicamos essa melhoria e isso não aconteceu. Agora este ano está acontecendo. Em época de chuva ficava intransitável e para nós vai melhorar com essa obra. Temos cadeirantes e pessoas idosas aqui na rua que precisam do espaço melhorado para poder acessar suas casas”, salientou. 

Seu Alexandre Teodóro Pontes também vive na rua 153 há mais de vinte anos. Com um pequeno comércio, ele conta que já se mobilizou pela obra e espera que a mudança traga mais movimento à mercearia. “Com a melhora, pega mais valor no patrimônio da gente. Já tem mais de 20 anos que moro aqui e sempre pedimos esse trabalho. Chegamos a fazer até abaixo-assinado e nada. As obras que estão acontecendo agora são importantes para mim”, salientou. 

O prefeito Edison Kersten, que esteve na Ilha recentemente, explica que as obras de pavimentação seguirão pelas ruas 33 (trecho), 113 (próximo ao Complexo Esportivo) e 117. Em alguns casos, algumas vias já têm trechos pavimentados. O objetivo é criar um anel de mobilidade na Ilha. 

“Reativamos a fábrica de bloquetes, lajotas e meios-fios da Ilha, cuja produção é totalmente empregada em obras aqui mesmo na localidade. Estamos investindo na comunidade e dialogando com os moradores. Inicialmente, definimos estas cinco ruas que receberão as obras, mas depois as equipes irão se deslocar para outros pontos para implementar a melhoria”, disse. 

“A Ilha dos Valadares é uma das prioridades da gestão e sabemos que, dentre as necessidades, está o anseio da população por obras de infraestrutura como pavimentação. Estamos investindo em várias frentes, tanto com o projeto Caminhos de Casa, que pavimenta acessos e vielas menores, quando com a fábrica de bloquetes, cuja produção vai pavimentar vias mais largas. Estaremos dando continuidade a esse trabalho, sempre atento às demandas dos insulanos”, concluiu o prefeito. 

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona apenas em dispositivos móveis

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar